segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Conflito entre bugueiros e turistas em Canoa Quebrada


Conflito entre bugueiros e turistas em Canoa Quebrada

Uma série de confrontos aconteceu no último fim de semana, em Acarati, no Litoral Leste. O fato começou no sábado, com uma briga entre bugueiros e um grupo de visitantes, terminando somente ontem, após uma operação montadas às pressas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Russas. Mais de 50 PMs foram mobilizados para impedir novos tumultos.

O comandante do Pelotão de Aracati, capitão Paulo de Tarso, explica que os fatos aconteceram em Canoa Quebrada. Na tarde de sábado, dois visitantes transitavam de quadriciclo na duna Por do Sol. O presidente da Associação dos Bugueiros, Beto Andrade, teria pedido que cessassem o passeio. ``Eles subiam em alta velocidade. Davam voos. Quase acertaram outras pessoas``, relata Beto. ``Lá é rota turística para passeio de buggy``, lembra.

O pedido deu início a uma briga, envolvendo ainda dois bugueiros e cinco visitantes. ``Um (turista) disse que descia e subia quantas vezes quisesse, do jeito que queria``, diz Beto. Os turistas estavam numa pousada, em um grupo de donos de quadriciclos e veículos com tração 4x4. Segundo funcionários do local, eram 70 hóspedes.

Os envolvidos foram para a Delegacia de Aracati, onde foi registrada a ocorrência. Beto, porém, diz que um morador de 15 anos foi agredido gratuitamente, pouco antes.

Os conflitos recomeçaram na manhã de ontem. Bugueiros e outros moradores cercaram a pousada. Os hóspedes ficaram impedidos de sair. ``Foi uma revolta de toda a comunidade``, detalha Beto. Segundo Paulo de Tarso, dois veículos de hóspedes foram danificados a pauladas e socos. ``Era uma coisa simples, mas ganhou proporções e beirou uma tragédia``, resumiu o capitão.

O comandante afirma que, para acabar com o tumulto, foi preciso mobilizar policiais de seis cidades do 1º Batalhão: Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Russas, Aracati e Icapuí``, detalha. O delegado Tharsio Facó, estima que eram ``mais de 100 pessoas`` cercando a pousada. Também foi acionado um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os turistas foram tirados do local sob escolta do Batalhão de Choque e do Comando Tático Motorizado (Cotam). Segundo o delegado e o capitão, a pousada não foi invadida, nem houve agressões.

Bugueiros e turistas envolvidos voltaram à delegacia. Segundo Facó, os visitantes foram identificados, ouvidos e liberados. Ele adianta que será instaurado inquérito para apurar o caso: agressões, cerco à pousada e danos materiais. ``Mas as agressões foram recíprocas``, aponta. Será necessário ainda levantar os nomes de bugueiros e moradores responsáveis por danos aos veículos no pátio da pousada.

E-Mais

O capitão Paulo de Tarso afirma que eram 23 carros de turistas, ao todo. A frota foi escoltada até a saída de Canoa Quebrada.

Os turistas não eram oriundos de outros Estados, segundo bugueiros ouvidos por O POVO. Não houve prisões.

Fonte: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário