terça-feira, 3 de agosto de 2010

TRANSTORNO NA TELEFONIA MÓVEL.

Há quase um ano, fazer ou receber uma ligação de telefonia móvel da prestadora TIM, nos municípios da região Centro-Sul, tem sido uma tarefa difícil e, a partir das 17 horas e fins de semana, é quase impossível.
Foi o que ocorreu neste sábado e domingo. A dificuldade no uso do celular se arrasta sem uma solução para o problema. Pelo contrário, os transtornos aumentaram nos últimos 15 dias. A reclamação é geral.
Os usuários apelam para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ajude a resolver o problema. No ano passado, a Anatel já abriu processo administrativo contra a TIM. Em face da continuidade do problema, caracteriza-se infração continuada e a empresa poderá sofrer novas sanções.
A operadora TIM ampliou o número de usuários a partir da oferta de promoções, mas, na maioria das cidades do Interior do Ceará, não há estrutura técnica para suportar o aumento da demanda. Resultado: ocorrem, com freqüência diária, congestionamentos. Uma simples ligação não é completada.
Ao tentar fazer uma chamada há, repetidas vezes, sinal de rede ocupada, informação errônea de número inexiste ou ocupado e ainda fora de área de cobertura. Em algumas vezes, a ligação cai após ser completada.
Transtornos.
Os usuários da telefonia móvel enfrentam transtornos e mostram-se irritados porque têm dificuldade de completar uma simples ligação. Além do Centro-Sul, o problema também ocorre em outras cidades. A queixa é geral. "Está horrível e há duas semanas a situação piorou", disse o radialista Johnny Pereira.
"A chamada não se completa, mas dois minutos depois chega a mensagem dizendo que você recebeu ligação de tal número". O problema ocorre com maior frequência a partir das 17 horas.
"Infelizmente, é uma dificuldade que persiste desde o ano passado", disse o cobrador João Alves. "Alguém tem de tomar alguma providência concreta". Desde março passado que a dificuldade verifica-se quase que exclusivamente com a operadora TIM.
Antes também havia transtornos com outras prestadoras do serviço.
"Quem mora na zona rural sofre mais ainda e nos fins de semana é difícil conseguir uma ligação", disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Evanilson Saraiva, produtor de pescado.Em novembro passado, a Câmara Municipal de Iguatu realizou uma audiência pública com técnicos da Anatel para discutir a questão.
"Foi aberto um procedimento administrativo que segue o rito legal, na Superintendência de Serviços Privados, em Brasília".
Fiscalização.
Segundo Everardo Leite, se houver fato novo e agravamento da situação, poderá ocorrer nova fiscalização por parte da Anatel. Porém, ele esclareceu que a Anatel evita a repetição de um processo administrativo. "Há prazos para a empresa se defender e o processo ser concluído".
Em Icó, segunda maior cidade da região Centro-Sul, os usuários enfrentam diariamente os mesmos transtornos.
Em face da queixa geral dos usuários, Everardo Leite disse que Iguatu tem o privilégio de dispor do sinal de quatro operadoras e sugeriu que os usuários insatisfeitos façam a migração para outra empresa por meio da portabilidade. "É bem verdade que muitos não querem perder as promoções, mas têm a opção da portabilidade", disse.
O gerente regional da Anatel diz que, nas cidades do Interior, não há Estação Repetidora Base, as conhecidas antenas, em número suficiente para atender o crescimento do tráfego.A assessoria de imprensa da TIM, em Recife (PE), informou que a empresa "está atenta às observações de seus clientes do Interior do Ceará e que vem realizando diversas ações para melhoria da rede".
(fonte: DIÁRIO DO NORDESTE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário