terça-feira, 30 de novembro de 2010

Orós recebe novamente o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar


Orós recebe novamente o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar



Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Orós foi contemplada com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, iniciativa que busca reconhecer o trabalho dos gestores municipais na utilização responsável dos recursos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na última segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o prêmio à prefeita Fátima Maciel Bezerra, que estava acompanhada da nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios, e do ex-prefeito de Orós, Dr. Leimar Gabriel Bezerra.

Na sétima edição do prêmio, promovido pela organização não governamental Ação Fome Zero, 1.340 municípios de todo o País se inscreveram. Desse total, apenas 21 foram selecionados, incluindo Orós. A edição 2010 foi dividida por prêmios regionais. No Nordeste, somente Ceará e Paraíba tiveram municípios reconhecidos: Orós (CE), Água Branca (PB), Aparecida (PB) e Poço Dantas (PB).

“É com muita alegria que recebemos mais este prêmio, um reconhecimento pelas ações que temos desenvolvido em Orós na área da segurança alimentar. Durante toda a minha gestão, temos nos esforçado para garantir que todos os estudantes do nosso município tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa, dando melhores condições para que eles estudem e aprendam ainda mais. Além disso, temos estimulado a agricultura local, adquirindo dos pequenos produtores alimentos para complementar a merenda escolar”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Para a nutricionista Virlena Rios, a conquista do prêmio pelo segundo ano consecutivo só foi possível graças à ampliação do trabalho da prefeitura, que intensificou os esforços para melhorar a qualidade da merenda escolar e estimular a produção agropecuária no município, garantindo a compra dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Essa ação beneficia cerca de 180 pequenos agricultores, possibilitando o fortalecimento da agricultura, evitando o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida dos produtores.

Atualmente, cerca de 4.500 estudantes da rede pública de ensino de Orós recebem merenda escolar de qualidade, com cardápio variado elaborado por profissionais especializados. Conforme a nutricionista Virlena Rios, o cardápio inclui galinha caipira, filé de peixe, sucos, frutas, verduras, iogurte, arroz, macarrão e biscoito, dentre outros alimentos.

PRIMEIRO PRÊMIO

Em 2009, Orós também foi agraciado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, sendo o único município do País a ser premiado em duas categorias: Desenvolvimento Local, pelas ações na agricultura familiar; e Eficiência Nutricional, pelas ações de educação alimentar nas escolas. Dos 1.017 municípios de todo o Brasil que se inscreveram para o prêmio em 2009, apenas 24 foram selecionados, entre eles Orós.

MAIS PRÊMIOS

No início de 2010, a Prefeitura de Orós foi contemplada com o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), sendo a única do Ceará a receber esse reconhecimento. O prêmio é uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado.

Orós foi premiado pela prática “Cozinha Comunitária - Nutrição à Mesa”, desenvolvida no município há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade.

Ao todo, foram inscritas 1.477 práticas no prêmio ODM, sendo 785 de organizações da sociedade civil e 692 de governos municipais. Desse total, 20 práticas foram premiadas, sendo dez prefeituras e dez organizações.

Informações para a imprensa:

Dháfine Mazza (MTE 2157/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário