terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Denúncia ou denuncismo? Eis a questão!


Ultimamente temos recebido algumas denúncias, por e-mail, contra o deputado estadual Neto Nunes e o seu irmão prefeito de Icó, Marcos Nunes (foto), ambos do PMDB. Mas, não somos irresponsáveis, ao ponto de divulgar estas informações, sem ao menos apurarmos corretamente a veracidade desses fatos. Nesse caso, só vamos relatar que existe, sim, uma denúncia. A imprensa tem este papel.


O que sabemos, no entanto, é que se for verdade, a situação é bastante grave. Optamos por enquanto em não divulgar estas denúncias para o bem da boa informação e para esperar a Justiça se pronunciar, já que segundo nos foi enviado, a bomba pode estourar a qualquer momento. Portanto, o teor da denúncia vai ficar em off.

Vale salientar que existe uma diferença importante entre o que é denúncia e o que é denuncismo. São coisas totalmente diferentes. A denúncia implica na acusação de ato grave ou criminoso. Sempre que uma denúncia é feita, deve-se buscar com o máximo de isenção e justiça a apuração dos fatos.

Para que a denúncia seja de fato confirmada, se faz necessário a instauração de um processo formal ou informal. Esse processo objetivará a investigação e a apuração de provas documentais, testemunhais e materiais. Apenas com provas evidentes é que se realiza o julgamento e se dá a sentença aos acusados.

Já o denuncismo é diferente. Nele só há acusações infundadas, e geralmente motivadas por pessoas que só querem denegrir a imagem, desacreditar e macular a reputação alheia buscando com isso tirar alguma vantagem pessoal da situação.

Porém, aqui nesse espaço, não vamos promover denuncismo de quem quer que seja. Isso é muito grave. Não vamos aceitar "picuinhas políticas" de quem hoje se sente ferido de alguma forma por ter interesses contrariados. Há casos em que as denúncias são reais, mas na maioria das vezes elas não procedem. Vamos deixar rolar e ver no que vai dar nestes próximos dias.

Por enquanto, para este blogueiro e jornalista, as informações chegadas até nós são denuncismo por serem apresentadas sem provas.

Sem citar a fonte e o endereço do e-mail, o texto da mensagem e que chegou até o nosso poder é o seguinte: "Tenho acompanhado sua análise acerca da política em Icó. Vejo que reserva grande parte de suas análises ao então prefeito e seu irmão". (Aqui entra o teor da denúncia e que achamos melhor não divulgar). E complementa logo depois: "Muito possivelmente, o mês de março não será só carnaval, mas poderá dar munição a oposição para que esta casse o mandato do prefeito." E continua com a denúncia, afirmando de que existem documentos que comprovam tais irregularidades cometidas.

Como você, caro leitor, está lendo, trata-se de uma informação grave e que precisa ser apurada. Queremos deixar bem claro que somos contra ao denuncismo e a denúncia pela denúncia.

Todos tem o direito da ampla defesa, seja agente público ou não. E neste momento oportuno afirmamos, sem nenhum demérito, que somos totalmente contra a imagem de uma pessoa pública ou não ser denegrida, principalmente, nas redes sociais, como Orkut e Witter, por terem uma audiência enorme entre a população. Em relação a isso, estamos a favor da ação impetrada pelo deputado Neto Nunes, visando averiguar a autoria do Orkut "Acorda Icó", que vem denegrindo a sua imagem por mais de três anos.

EM TEMPO: Gostaríamos em saber que oposição é esta abordada neste e-mail? Pelo que sabemos, no Icó, não existe mais oposição. E se existe ela se encontra enfraquecida e abaixo da crítica. A verdade é essa! No mais, vamos aguardar estas informações virem à tona para depois fazermos qualquer juízo de valor. O e-mail está à disposição da parte acusada e de seus advogados, além da Justiça local.

Postado por Voltaire Farias Xavier, (Jornalista).

www.voltairecolunista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário