sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prefeitura de Orós lança projeto para coleta seletiva do lixo


Aconteceu ontem pela manhã na Câmara Municipal de Orós o lançamento da primeira fase do projeto "Coleta Seletiva do Lixo", que pretende conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, melhorar as condições de trabalho e gerar mais renda para as famílias do município que trabalham como catadoras de lixo.

O lançamento do projeto contou com a participação da Prefeita Fátima Maciel, Presidente da Câmara José Patrício, Ex Prefeito Dr. Leimar, Vereadores José Wellinton (Deú) Lucemir, líderanças comunitários, ONGs e população Oroense que lotou o auditório da Câmara.


Executado em parceria pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária e pela a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, mas envolvendo as demais secretarias do município, o projeto irá, nesta primeira fase, promover a coleta do lixo de forma seletiva, separando o lixo úmido (restos de comida, folhagens, cascas de legumes e frutas, papel higiênico usado, lenços, algodão, varrição de casa, trapos e madeira) do lixo seco (plásticos, vidros, papeis e metais) e conscientizando a população sobre a importância e a forma correta de separar o lixo.

Também serão distribuídos no município tambores de lixo específicos para essa separação dos materiais.

"A partir do lançamento, as secretarias municipais e outras instituições do município irão intensificar a conscientização junto à população", explica a prefeita Fátima Maciel Bezerra, acrescentando que a Prefeitura continuará trabalhando para expandir o projeto e obter melhor infraestrutura para que o lixo seja reciclado de forma adequada no próprio município.



POLÍTICA NACIONAL - O projeto implementado pela Prefeitura de Orós também é o ponto inicial para que o município de adéque às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305 de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010.

A Lei dispõe sobre a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos, determinando as responsabilidades do poder público e dos geradores.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Orós.
Fotos: Josemberg Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário