quinta-feira, 16 de junho de 2011

Orós - 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Aconteceu ontem (15/06) pela manhã no salão paroquial de Orós a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar para sistematizar ações e propostas vinculadas ao direito humano á alimentação adequada e da soberania alimentar e escolha dos delegados para a conferência territorial.

A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar teve como tema central “ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DIREITO DE TODOS”.

Apresentação de Paródia pelo alunos do Centro Educacional Epításio Pessoa.


Platéia lotada.


Estavam presentes ao evento a Prefeita de Orós Fátima Maciel, chefe de gabinete e Ex-Prefeito Dr. Leimar, Cícero Paulino (Presidente do Comsea), Presidente da Câmara de Vereadores José Patrício, Vereador Lucemir e os secretários Municipais.
Em Orós são realizados vários programas de segurança alimentar como:

- Alimentação Escolar
- Padaria Comunitária
- Educação Alimentar e Nutricional
- Hortas Comunitárias
- Cisternas
- Programa Leite Fome Zero
- Compra Direto Local da Agricultura Familiar e Conab
- Centro de Políticas em Alimentação e Nutrição Monitoramentos dos Programas SISVAN Web, Bolsa Família, Suplementação Vitamina e Ferro.
- Cozinha Comunitária.

O programa de segurança alimentar de Orós foi reconhecido nacionalmente com a melhora na qualidade da merenda escolar onde Orós recebeu o prêmio nos anos de 2009 e 2010 e está concorrendo em 2011, Orós foi à única cidade do Ceará a receber o prêmio, sendo reconhecida pela prática “Cozinha Comunitária – Nutrição à Mesa”, desenvolvida no município há cerca de três anos. A Cozinha Comunitária de Orós foi a primeira a ser implantada no Centro-Sul do Ceará e, atualmente, fornece 200 refeições diariamente para a população de baixa renda da cidade.

E o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, iniciativa que busca reconhecer o trabalho dos gestores municipais na utilização responsável dos recursos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nas duas ocasiões o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o prêmio à prefeita Fátima Maciel Bezerra.


Josemberg Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário