terça-feira, 26 de julho de 2011

No Ceará, 7,2% das famílias não têm banheiro em casa

Terezinha Alves de Almeida, 45, só tinha um “banheiro de plástico”. Era improvisado mesmo, o único que podia ter. Os dejetos eram “tudo colocado dentro da sacola e rebolados no mato”. Um perigo à saúde dos moradores, inclusive das crianças que correm por ali, muitas vezes, com pés descalços. Ela mora no Requeijão, no município de Chorozinho. Há cerca de um ano, foi contemplada com um banheiro. “Pra mim, mudou muita coisa. Ter banheiro é a melhor coisa do mundo”, agradece.



De acordo com o Censo de 2010, hoje, 7,2% das famílias do Ceará não têm banheiro em casa, o que equivale a 171.277 domicílios (IBGE). O número revela a importância e necessidade de programas que mudem de vez esta realidade. De acordo com dados da Secretaria das Cidades, desde o início do Governo Cid Gomes, 16.678 banheiros foram construídos. Em meio ao escândalo, a questão que fica é: quem garante que de fato foram concluídos?

“Todos esses banheiros podemos dizer com certeza que foram feitos. Foram entregues e fiscalizados”, garante o secretário executivo das Cidades, Sérgio Barbosa, afirmando que existem fotos e lista com nome dos beneficiados. No entanto, ele não soube informar quantos banheiros não foram realizados.


Mudanças
A Secretaria está estudando mudanças nos convênios de kits sanitários. Entre elas está o edital de seleção para as entidades interessadas no programa, com prazo mínimo de 2 anos de constituição das associações. Além do documento de recebimento do kit sanitário, assinado pelo beneficiário, e fotografia, exigências que já são feitas, será exigido o georeferenciamento do imóvel.

CONSTRUÇÃO DE KITS SANITÁRIOS NO CEará

O programa dos kits sanitários foi implantado na Secretaria das Cidades, responsável pelas

obras, em 2007, com a identificação da necessidade de 187 mil famílias no Ceará que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009), do IBGE, não possuem banheiro para uso de seus moradores.

A situação é mais grave na zona rural, onde estão 138 mil dessas casas, ou seja, quase 74% do total de moradias sem os equipamentos. Das 49 mil residências que não possuem banheiro na zona urbana, 16 mil estão concentradas em Fortaleza.

Para receber o kit sanitário, a família precisa atender alguns critérios, como não possuir banheiro em casa e ser de baixa renda.

Durante o Governo Cid, já foram construídos 16.678 kits sanitários no Estado. Mais de 60 municípios foram atendidos. Para isso, o Governo do Estado investiu mais de R$ 21 milhões, segundo a Secretaria das Cidades e a Cagece

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
A Secretaria das Cidades realiza a fiscalização da construção de kits sanitários por meio da apresentação de documento de recebimento assinado pelo beneficiário e apresentação de fotografia, mas promete mais rigor.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário