quinta-feira, 21 de julho de 2011

Orós participou de Seminário Nacional em São Paulo

Orós participou nos dias 13,14 e 15 de Julho do "Seminário Nacional UM MUNICIPIO PARA AS CRIANÇAS: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS", que aconteceu em São Paulo realizado pela "Fundação Abrinq Save the Children"

Representando o município á Secretária da Assistência Social Deise Matos e a articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança a PPAC Waldilene Sousa. A Prefeita Fátima Maciel fez a adesão e dentre os 1.574 que aderiram ao programa o município de Orós está entre os 354 que desenvolveram boas políticas públicas para crianças e adolescentes, Orós tem sido destaque nas suas políticas públicas e o município está concorrendo ao Prêmio (Reconhecimento), e poderá ganhar o selo "PREFITO AMIGO DA CRIANÇA".O palestrante do Seminário Nacional Lucas Carvalho (Projeto Quixote), Marcelo Sodelli (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogas) Tiago Marcos Fidalgo (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) Deise Matos (Ação Social Orós) e Waldilene (Articuladora de Orós).

As Jovens Edilene Antonelo e Maruska Silva (Projeto Novo Tempo), Deise Matos e Waldilene.

O QUE É PPAC?
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Atualmente, o Programa está em sua quarta edição, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012.

Tem abrangência nacional e está presente em todas as regiões e estados do país. No primeiro ano de gestão, os municípios integrantes do Programa constroem o diagnóstico da situação da infância, elencam as possíveis estratégias de enfrentamento das questões observadas e pactuam metas a serem atingidas até 2011.Para tanto, foi desenvolvida uma metodologia de monitoramento e avaliação de indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão - MAPA PPAC.

O preenchimento do MAPA PPAC, realizado anualmente, permite acompanhar a evolução do município no que diz respeito à melhoria de condições de vida de crianças e adolescentes.

Ao final de cada etapa do MAPA PPAC, a equipe do programa elabora relatórios de recomendação que visam subsidiar tecnicamente os municípios para a superação das problemáticas identificadas. São realizados também encontros presenciais (seminários) e elaborados cadernos temáticos e boletins eletrônicos com as principais temáticas abordadas no MAPA PPAC para aprofundar e qualificar a compreensão de aspectos específicos.

Aqueles municípios que cumprirem os prazos e critérios do Programa, bem como atingirem as metas estabelecidas serão reconhecidos como Prefeitos Amigos da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário