quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Blog do Voltaire Xavier "Entre Aspas" entrevista o radialista icoense Rubens Brasil. Confira!

Ele é irreverente, polêmico e querido no município de Icó (CE). No dia 16 de agosto completou mais um ano de vida. O seu nome é Rubens Brasil, radialista, proprietário da Rádio Brasil FM e âncora do Programa "Rubens Brasil", o líder de audiência no horário de 12 horas (meio dia) às três da tarde. No último sábado (20), na cidade de Cedro (CE), foi agraciado com um diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a comunicação e a comunidade regional, durante o VI Encontro Estadual dos Jornalistas e Radialistas do Interior, conferido pela Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (ACEJI) e assinado pelo presidente da entidade, jornalista João Ferreira.

Por muito tempo presidiu o Partido Verde (PV), mas com a desfiliação da ex-presidenciável Marina Silva, resolveu deixar a legenda também. Está prestes a se filiar no Partido da República (PR), agremiação que comandará em terra icoense pelos próximos anos. Em 2006, foi candidato a deputado federal, obtendo somente neste torrão, mais de seis mil votos, ultrapassando, na época, o postulante para o mesmo cargo apoiado por dois caciques políticos (o ex-prefeito Cardoso Mota, gestor municipal na eleição geral de 2006, e o ex-prefeito Quilon Peixoto Farias, ambos ainda no PSDB).

Rubens está sendo lembrado, ainda, para disputar alguma função pública majoritária em 2012, seja a prefeito ou, até mesmo, compondo alguma chapa na qualidade de vice-prefeito. É sobre esta personalidade icoense que o "Entre Aspas" dessa quinta-feira (25) publica a entrevista a nós concedida, por email. Confira abaixo!

Blog - Como é ser comunicador no município de Icó?

Rubens Brasil - Voltaire, primeiro me considero um privilegiado por fazer o que gosto e amo, através do microfone, chegar na grande maioria dos lares do nosso município e levar informação, prestação de serviço, utilidade pública, de forma clara e direta, falando a verdade e dando oportunidade para que o povo participe e expresse seu ponto de vista. Por outro lado, temos que enfrentar interesses de pessoas que se acham poderosas e, muitas delas, sem o menor escrúpulo. Mas é minha missão e não posso recuar.

Blog - O que te deixa feliz e o que te deixa mais triste no município de Icó atualmente?

Rubens Brasil - O que me deixa mais feliz é ter o reconhecimento do nosso trabalho pela grande maioria do nosso povo. Agora, o que me deixa mais triste é vê, que numa parte do nosso povo, "os políticos de Icó" implantaram o "medo do povo falar", a omissão, a compra do voto, a descrença dos seus direitos, a covardia, etc. Isso tudo é péssimo para um povo.

Blog - Quais são as áreas mais críticas da atual administração icoense? Por que?

Rubens Brasil - SAÚDE: Falta médicos em vários PFS's [Programa Saúde da Família]. Exemplo: nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, o médico não foi atender em "Lima Campos" por falta de combustível para levar o profissional até lá. No Catavento, há muito tempo, que médico não vai lá. Isso, Voltaire, são só dois exemplos de comunidades em áreas centrais do nosso município, imagine o restante. Falta receita azul, para pessoas que tomam remédios de uso contínuo, e mais, até esta semana não houve um acordo com funcionários da saúde. Eles vão entrar em greve (MÉDICOS, DENTISTAS, ENFERMEIROS, ETC). ESTRADA: Em várias regiões do nosso município, as estradas são de péssima qualidade e praticamente intransitáveis. EDUCAÇÃO: Segunda-feira passada, as mães de alunos da escola do GH2 fecharam a escola com cadeado, com medo da sala cair em cima das crianças. Outras várias escolas do município estão em péssimas condições de uso. DENQUE: Somos disparados o primeiro lugar no interior do Ceará em casos confirmados, inclusive com uma morte. MEDO: Notamos o medo de funcionários e do povo em falar. CACHORROS: Visivelmente doentes circulando pela cidade e a responsabilidade é da Secretaria de Obras. ALCOOLISMO E DROGAS, FALTA DE TRANSPARÊNCIA DO DINHEIRO PÚBLICO E DOAÇÕES DE TERRAS PÚBLICAS SENDO QUESTIONADAS PELA JUSTIÇA são mais alguns exemplos críticos desse governo municipal.

Blog - Como vai ser o trabalho do PR, seu novo partido, durante as eleições 2012? Como pretende presidir a legenda em Icó? E como ficará a situação dos antigos filiados como o vereador Flamarion Pereira?

Rubens Brasil - Estou me filiando no PR, através de um convite pessoal do prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, pessoa por quem eu tenho um respeito e admiração pelo seu trabalho como gestor e político. Pretendemos filiar icoenses que queiram mudar esse quadro em desmando em Icó. O tempo está curto, mas convidamos nossos irmãos icoenses para participar desse projeto. Presidiremos o PR com muita democracia e participação dos nossos filiados. O partido não é meu. O projeto é para o Icó. Sobre o vereador Flamarion Pereira, na hora do convite do prefeiro Roberto Pessoa, tefefonamos para meu amigo Flamarion, não conseguimos falar com ele, mas se ele quiser ficar no partido tem todo nosso apoio e liberdade de defender seu ponto de vista e, claro, assegurado o seu direito de disputar sua reeleição.

Blog - Por que mudar de partido, do PV para o PR? O novo PR icoense vai ser oposição ferrenha ou construtiva?

Rubens Brasil - Sair do PV foi pelo mesmo motivo da Marina Silva [ex-senadora e ex-presidenciável]. Vou para o PR, pela amizade e reconhecimento do nosso prefeito Roberto Pessoa. Quanto ao PR em Icó, pretendemos fazer oposição ao que está aí, mas com responsabilidade e procurando sempre construir um Icó melhor. Inclusive com a ajuda da deputada federal, Gorete Pereira, e da deputada estadual, Fernanda Pessoa, que estarão em Icó no dia de nossa filiação, além de Roberto Pessoa e do ex-governador Lúcio Alcantara.

Blog - Nos conte um pouco como se dá a transparência da verba publicitária por parte da Prefeitura Municipal de Icó. Em termos de rádio, é dividido o bolo publicitário ou não tem nada disso, já que o prefeito Marcos Nunes detém o controle de um veículo radiofônico também? Na sua opinião, como deveria ser esta divisão?

Rubens Brasil - Infelizmente, Voltaire, não tenho conhecimento como é feito esse gasto. Lhe afirmo que nossa emissora não tem e nunca teve contrato de divulgação com essa administração municipal. Na minha opinião a divisão publicitária deveria ser de forma altamente profissional e transparente. E, sim, divulgando suas ações nos veículos de comunicação do nosso município, também.

Blog - O radialista Rubens Brasil está sendo lembrado para algum cargo majoritário em 2012. O nobre colega pretende se lançar a prefeito ou a vice-prefeito? Quais são suas pretensões políticas em 2012?

Rubens Brasil - Só o tempo dirá, mas digo que sim. Estou sendo lembrado para prefeito, como também, podemos colaborar numa vice, desde que o projeto seja para Icó e não para grupo político, pois isso está provado que não é a solução para nosso Icó. Voltaire, do fundo do meu coração, digo que chegou a hora e o momento de Rubens Brasil participar da vida política de Icó com mandato. Há 11 anos que me dedico totalmente ao Icó, com o "programa Rubens Brasil na RADIO BRASIL FM", e acredito que posso dar minha colaboração efetivamente. Amadureci muito, aprendi muito e não é justo que sempre perto das eleições eu fique de fora. Considero que o momento é esse e estou pronto para ajudar o nosso querido e amado Icó.

Blog - Como você avalia o atual mandato de nossos vereadores na Câmara Municipal de Icó?

Rubens Brasil - Com raras exceções, mas de um modo geral é muito ruim, infelizmente.

Blog - E o trabalho da Prefeitura Municipal, na sua avaliação, está suprindo todas as nossas expectativas? Que tipo de prefeito o Icó e sua gente precisam?

Rubens Brasil - De modo algum. O Icó precisa de um prefeito competente, sem vício, precisamos urgente mudar esse quadro de promessas e emprego em troca de voto. Famílias inteiras vivendo nas têtas da Prefeitura, grupos preocupados em se dá "bem". Enfim, O PROJETO TEM QUE SER PARA O ICÓ E CONVIDO OS ICOENSES DE BEM PARA NOS UNIRMOS E, JUNTOS, LUTARMOS POR UM ICÓ MELHOR.

Blog - Suas considerações finais e agradecimentos.

Rubens Brasil - Voltaire, parabéns pelo seu trabalho, todo dia acesso seu blog e muito obrigado por essa oportunidade de falar para o povo de Icó. Um forte abraço. RUBENS BRASIL. Não respondi antes a entrevista porque fui acometido por uma catapora, pode?

Fonte: www.voltairecolunista.blogspot.com

Equipe da Rádio Brasil Fm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário