terça-feira, 23 de agosto de 2011

Moradores do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos fazem manifestação.

Abandono do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, falta de produtividade, endividamento dos produtores rurais, são alguns dos motivos pelo qual cerca de 300 famílias que residem no local realizam uma manifestação durante toda esta terça-feira (23), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó. Portando de faixas e cartazes, as famílias seguirão para a a sede do escritório regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, em Icó.

Dentre as reivindicações estão: diagnóstico da atual situação do perímetro, questões de infraestrutura sócio-econômica, viabilidade econômica, invasão de terras invadidas e com isso, lutam pela regularização fundiária. Além disso, eles afirmam que é necessário incluir no orçamento recursos para a recuperação de toda a infraestrutura do perímetro, modernização do sistema de irrigação, construção de um canal alternativo.


Agricultores rurais ocupam prédio do Dnocs

Cerca de 1.500 trabalhadores ligados ao MST, Via Campesina, Movimento dos Atingidos por Barragens e Movimento de Pequenos Agricultores ocuparam a sede do Dnocs nesta manhã de terça-feira. A inciativa faz parte da Jornada nacional de luta pela Reforma Agrária e que concentra em Brasília, mais de cinco mil agricultores.

A ordem, segundo o MST, é cobrar dos governos federal e estadual celeridade nos processos de reforma agrária, infraestrutura para reassentamentos atingidos pelo inverno e renegociação de dívidas rurais. A luta também é contra o uso de agrotóxicos.

Segundo Marcelo Matos, da Via Campesina, só entra no prédio odo Dnocs diretor-geral do órgão, Elias Fernandes. Assim mesmo para buscar com ele uma negociação.

Um grupo do Batalhão de Choque acompanha o protesto de longe.

Fotos: Rubens Brasil
Fonte:www.cearaagora.com e Blog do eliomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário