terça-feira, 30 de agosto de 2011

Orós comemora 54 anos de emancipação política

O município de Orós comemora nesta quinta-feira, 1º de setembro, 54 anos de emancipação política. Para marcar a data, a Prefeitura de Orós preparou uma programação especial, envolvendo todas as secretarias e órgãos ligados à administração municipal. Um dos pontos altos dos festejos de aniversário será o show da dupla Ítalo e Renno e da banda Solteirões do Forró, que ocorrerá amanhã (31), a partir de meia-noite, no dançódromo Beira Rio.

Além da festa dançante, a programação do aniversário de Orós inclui competições esportivas, realizadas durante todo o mês de agosto; prestação de serviços para a comunidade, com o Saúde na Praça; desfile cívico; e missa de ação de graças, dentre outros eventos.

“Ao longo destes 54 anos de emancipação, Orós alcançou grandes conquistas, tornando-se um lugar cada vez mais desenvolvido socioeconomicamente. Tenho orgulho de dizer que a Administração Orós Que o Povo Quer faz parte dessa história e tem contribuído significativamente para que o município cresça ainda mais. Estamos transformando Orós por meio da realização de obras e da implantação de projetos, o que é muito gratificante”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

MUITO A COMEMORAR:

Desde o início da Administração Orós Que o Povo Quer, Orós já registrou avanços em diferentes setores, tendo seus esforços reconhecidos por meio de prêmios estaduais e nacionais. Na área de educação, o município conquistou, em maio deste ano, o Prêmio Escola Nora Dez, que foi entregue a duas instituições de ensino fundamental de Orós: Escola Padre Djalvo Bezerra de Alencar, do distrito de Palestina, e Escola Manoel Raimundo Montanha, do distrito de Guassussê.

Também neste ano, a Prefeitura de Orós inaugurou a reforma, ampliação e modernização de três escolas, tendo entregado também novos equipamentos e mobiliário a essas instituições de ensino. Na Escola de Educação Infantil Maria Aurila Pequeno, por exemplo, as instalações foram ampliadas, deixando a escola acessível para todos, com banheiros e armários infantis, possibilitando o melhor acesso das crianças, e também com a instalação de rampas e banheiros adaptados para alunos com deficiência física. A escola também recebeu um parquinho de diversões para as crianças e apostilas confeccionadas para a educação infantil do município. Até o final do ano, outras três escolas também serão modernizadas.

Ainda na área de educação, Orós tem se destacado nacionalmente, tendo sido agraciado por dois anos consecutivos (2009 e 2010) com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. O prêmio tem como objetivo destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e disseminar essas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do País.

As conquistas na área de educação não param de crescer. Neste ano, Orós foi contemplado pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que tornará possível a construção de uma creche modelo e aquisição de equipamentos para atender a 224 crianças. As obras iniciarão em breve.

MAIS SAÚDE:

Outra área que merece destaque é a saúde, que também tem registrado significativos avanços nos últimos sete anos. As equipes do Programa Saúde da Família, por exemplo, quase triplicaram, passando de três para oito. O trabalho do PSF também foi reforçado com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), implantado nesta gestão e que conta com uma equipe multidisciplinar para atender a população de Orós.

Neste ano, a qualidade do atendimento prestado ficará ainda melhor, com a inauguração de dois novos prédios do PSF, um no Centro e outro no bairro São Geraldo. As unidades estão sedo construídas de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Na parte de infraestrutura, outras conquistas do município foram a aquisição de duas ambulâncias novas, três carros para o PSF, equipamentos para o PSF, para o Programa Saúde na Escola (PSE) e para o hospital municipal, que foi reformado neste ano. A prestação e serviços também melhorou com a ampliação de exames realizados no município, contratação de mais profissionais da área e a construção de Unidades de Saúde de Apoio nos sítios Cabeça de Negro, Pai Antônio, Pedregulho e Caraúbas. Orós conta ainda com o Centro de Apoio Psicosocial (Caps) que acaba de ser reformado.

Esses são apenas alguns exemplos das conquistas que o município tem alcançado, que já são motivos suficientes para comemorar com muita alegria seu aniversário de 54 anos de emancipação política.

Confira a programação dos festejos do aniversário de Orós:

31 de agosto de 2011

18h – Missa de ação de graças
20h – Apresentação de artistas da terra
0h – Festa dançante com ítalo e Reno e Solteirões

1ª de setembro de 2011

5h – Alvorada com a banda municipal
16h – Desfile cívico
18h – Premiação das escolas após o desfile cívico

02 de setembro de 2011

20h – Apresentações culturais do projeto “Eu sou cidadão” e show de repentistas jovens

03 de setembro de 2011

8h – Competição de natação
9h – Eliminatórias das competições de barco, canoa, puxada de barco e lançamento de pedra



Dháfine Mazza
Jornalista (MTE 2157/CE)
MSN: dhafine@hotmail.com
Celular: (85) 9121-8387

Nenhum comentário:

Postar um comentário