quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Timor Leste conhecerá boas práticas de segurança alimentar adotadas por Orós

Matéria do Caderno Regional do Diário do Nordeste de Hoje 14/09/11

As boas práticas adotadas pelo município de Orós na área de segurança alimentar já foram reconhecidas por importantes prêmios nacionais e, agora, despertaram o interesse internacional.

A partir da próxima sexta-feira (16), Orós irá receber uma comitiva do Timor Leste, país situado no sudeste asiático, que conhecerá de perto as ações realizadas pelo município na área de segurança alimentar. A visita, que prosseguirá até a próxima segunda-feira (19), também contará com membros do Ministério da Educação.

“Será uma grande honra para nós receber a comitiva do Timor Leste. Isso mostra, mais uma vez, que levamos a sério a questão da segurança alimentar. Trabalhando seriamente para garantir uma boa gestão da merenda escolar e para que os estudantes e a população carente de Orós tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Também estimulamos a economia local por meio da compra de alimentos diretamente dos agricultores familiares”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Durante a visita, a comitiva do Timor Leste irá conhecer as escolas municipais e iniciativas como a padaria comunitária e o restaurante comunitário de Orós, equipamentos pioneiros na região Centro-Sul do Ceará. Atualmente, 27 famílias trabalham na padaria e na cozinha comunitária. Toda a produção da padaria é revertida para a sua manutenção e a do restaurante, que oferece 150 refeições gratuitas por dia.

Programação

A programação também inclui visita ao projeto de beneficiamento de peixe da Associação Comunitária do Sítio Jurema, onde são produzidos itens como bolinhas, linguiça e buchada de peixe, um produto inovador. A comitiva também irá visitar os grupos de produção de peixes das Associações dos sítios Cedro e Jardim e do distrito de Guassussê.

No início deste ano, os grupos criadores de peixe foram beneficiados com a instalação de uma fábrica de gelo no sítio Jurema, com capacidade para produzir três mil quilos de gelo por dia, o que ajuda a escoar a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário