terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ações do Conselho Tutelar de Orós

Recentemente os leitores do Portal Orós nos questionaram sobre as ações do conselho tutelar de Orós, e nos comprometemos em trazer essas informações, por diversas vezes pedimos a alguns conselheiros as informações para podermos divulgarmos mais sem sucesso.

Na última semana encontrei-me por acaso com a conselheira Erivânia e falei da dificuldade em obter as informações das ações do conselho tutelar ela juntamente com a conselheira Margleuda se prontificaram a nos passar todos as ações do conselho.

E eis que em tempo recorde recebemos o relatório de atividade deste conselho, o Portal Orós agradece o carinho e atenção às conselheiras Erivânia e Margleuda.

Relatório 035 das ações do conselho tutelar do mês de junho até 04/11/2011.

Cumprimento cordialmente a Vossa Excelência, e através deste, relatar ações desenvolvidas e realizadas pelo conselho tutelar de Orós, sendo estes empossados no dia 1º de junho de 2011. Tendo em vista o seu compromisso em defesa dos direitos da criança e do adolescente, o seu melhor estar social.

Este conselho iniciou suas atividades, fazendo visitas nas escolas da sede e dos distritos, assim tentando conhecer mais a realidade de cada um, em suas respectivas diferenças sociais. Tendo em vista as diferentes e problemáticas de crianças e adolescentes, o atual conselho iniciou um acompanhamento mais especifico, voltado para este publico, realizando assim visitas domiciliares, para averiguação de denúncias, e fiscalizando abusos e maus tratos a crianças e adolescentes, quando seus direitos são negligenciados. Para uma mobilização e melhor entendimento das famílias, estão sendo realizadas nas escolas, creches, ONGS, e igrejas, palestras com diferentes temas, sendo estes: Dialogo na familia, Formação cidadã, Drogas, Alcoolismo,Tabagismo, Violência sexual, e Bullyng, em conjunto com o delegado de policia civil dr. Nartan.

O conselho tutelar participa de conferências realizadas neste município, com o intuito de um melhor entendimento do mesmo. Este conselho, desenvolve também um acompanhamento psicossocial em parceria com o CRAS E CREAS deste município. È realizado na sede do conselho, audiências com pais e mães, para a resolução de problemas e esclarecimentos de direitos e deveres, para com os seus filhos, assim dando mais responsabilidades de suas atribuições, pois em nosso município a grande dificuldade é a desestrutura familiar, que reflete diretamente em nossas crianças e adolescentes

Vale ressaltar que, durante esse período até os dias de hoje, já temos em números um bom trabalho prestado ao município, sendo:

101 visitas domiciliares

30 audiências na sede deste conselho

10 palestras educativas

20 acompanhamentos com assistentes sociais e psicólogas

Diante disso, o conselho tutelar de Orós pede a sociedade, que der sua parcela de contribuição em denunciar todo e qualquer ato que ponha em risco os direitos da criança e dos adolescentes, pois para que um trabalho seja realizado de forma eficaz, é preciso ao invés de cobranças, que a sociedade some forças e não se omita de uma responsabilidade que vai bem mais além do conselho tutelar, pois é missão de todos que sejam garantidas todas as formas e garantias de um bem estar físico e mental de crianças e adolescentes, sendo assim, nos colocamos a disposição do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário