sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Parabéns pelo trabalho! Hoje é dia do Conselheiro Tutelar!

Vocacionado para cuidar dos menores, os conselheiros tutelares são pessoas abnegadas no serviço ao próximo, o que fazem, muitas vezes, sem pensar primeiramente na remuneração financeira. Hoje, 18 de novembro, é dia do Conselheiro Tutelar! Parabéns para estes eleitos para servir a comunidade!

São conselheiros em Orós: Humberto Duarte Monte Júnior, Francisca Alves Amorim, (Quinha),José Humberto Matias Rodrigues, (Zezinho), Erivânia da Silva Sousa, Margleuda Barbosa da Silva.
Nossos comprimentos aos conselheiros de Orós e de toda a nossa região, parabéns a todos Portal Orós.

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos e residir no município, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro.

Aos Conselhos tutelares cabe atender as crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário