quarta-feira, 14 de março de 2012

Orós, Iguatu, Jaguaribe têm projetos contemplados no Edital Alberto Nepomuceno

O Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura do Ceará [Secult] divulgou, nesta sexta-feira [9], o resultado do Edital Alberto Nepomuceno.

O Edital contemplou o total de 71 Projetos Culturais, sendo 4 de Fortaleza e 67 do interior do Estado, distribuídos em 52 municípios e atendendo as 14 Macrorregiões do Estado do Ceará.

REGIÃO CONTEMPLADA - Foram habilitados, na região, três projetos: de Jaguaribe [Projeto Acordes da Cidadania, Inclusão Social através da Música - Fundação Tuboarte]; de Orós [Projeto Violão Em Canto - Centro Social de Orós]; e de Iguatu [Projeto Tocando Em Frente - Projeto Arte Criança].

EDTIAL - A ideia é resultado da parceria com a Fundação Nacional de Artes [Funarte], Ministério da Cultura [MinC] e Secretaria da Receita Federal / Ministério da Fazenda.

O edita Alberto Nepomuceno está direcionado à pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que já exerçam atividades culturais a mais de 2 anos e pessoas jurídicas que também que já desenvolvem projetos culturais envolvendo atividades com violão.

O objetivo do Edital é ceder kits compostos de 10 violões e um aparelho de DVD a cada projeto habilitado. Do total de 71 Projetos Contemplados, 17 foram de projetos públicos realizados por Prefeituras e 54 projetos foram de ONGs.

De acordo com o secretário Francisco Pinheiro, o Edital é uma forma de dar continuidade a iniciativa pioneira do músico cearense Alberto de Nepomuceno, que no início do século XX quebrou paradigmas e democratizou o ensino desse instrumento, fortalecendo assim o desenvolvimento da música popular brasileira, afirma ainda que, o Edital, reforça a política cearense de democratização e acesso às políticas culturais.

A política do Edital Alberto de Nepomuceno visa evidenciar a riqueza da diversidade da atuação das entidades participantes, abrangendo projetos inovadores e atendendo públicos como moradores de assentamentos e jovens em processos de reabilitação química, além de despertar cada vez mais uma consciência crítica e estética por meio da música, ampliando os horizontes de vida desses jovens.

ALBERTO NEPOMUCENO - Natural de Fortaleza, com sólida formação europeia e atuação nas áreas de composição, instrumentista, pianista e organista, além de maestro, Alberto Nepomuceno é considerado o “Pai” do nacionalismo musical brasileiro, no que diz respeito à música de concerto.

Em 1907 iniciou a reforma do Hino Nacional Brasileiro, tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada e em 1908 convidou Catulo da Paixão Cearense para realizar um concerto de violão no Auditório do Instituto Nacional de Música, feito este para muitos considerado impossível.

À época o violão, era considerado um instrumento maldito e ter sido levado para um salão de elite, causou grande ojeriza e revolta aos críticos mais ortodoxos, que consideraram o acontecimento “um acinte àquele templo da arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário