sábado, 29 de dezembro de 2012

Dia 06 de Janeiro - Encontro de guardadores de sementes e de experiências de chuva, no sítio Aroeira de Orós.

A iniciativa é do projeto Sertão Vivo e tem por objetivo manter a tradição, a memória dos antepassados que nos meses de dezembro e janeiro costumavam fazer previsões acerca do inverno. 

O autor do projeto é o poeta e músico, Zé Vicente, que logo avisa: “Não é uma reunião de profetas, mas de guardadores de experiências populares, para manter viva a história, o costume do sertanejo”.

O canto Zé Vicente que mantém o projeto Sertão Vivo com encontros de agricultores, promovendo a arte e a cultura entre os moradores, oficinas de artesanato, de dança e de música, disse que o encontro dos agricultores visa à manutenção da linha da memória dos ancestrais. “Não podemos perder de vista o contato e a proteção da natureza”, disse. “No passado, os nossos pais e avôs olhavam para a natureza para plantar”. 

A maioria dos participantes acredita que no sertão haverá boas chuvas.

 Fotos: HB e Wandemberg Belém.

2 comentários:

  1. Sitio Aroeiras ( Orós) grande e ótimas recordações,povo hospitaleiro e acolhedor.

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de participar um ano e gostei muito das trocas de experiências dos guardadores de experiências populares de chuvas. Está de parabéns o zé Vicente por esse projeto.Naldinho - Orós

    ResponderExcluir