quinta-feira, 24 de abril de 2014

CEARÁ: VOVÔ É TETRACAMPEÃO

O Castelão mais uma vez se enfeitou para o mais tradicional jogo de futebol do Estado. Ceará e Fortaleza decidiram, ontem, em um jogo cheio de emoção, o título do Campeonato Cearense 2014. Melhor para o Vovô que após o segundo 0 a 0 levou o tetracampeonato estadual. Foi a terceira vez consecutiva que o Vovô levou o título jogando com o “regulamento debaixo do braço”, após saber construir a vantagem no decorrer da competição.


A festa começou antes mesmo de a bola rolar em campo. As duas torcidas se esforçaram em incentivar suas equipes. A do Fortaleza fez um mosaico que chamou a atenção até do jogador Ronaldo, que esteve presente no estádio, ontem. A do Ceará não ficou atrás e desfraldou uma bandeira gigante com o número 100, uma referência ao centenário do clube.

O jogo

Como não poderia ser diferente, a partida começou nervosa. O primeiro lance de perigo partiu do Fortaleza, Eduardo Luiz, pegou a sobra de bola e, de fora da área, forçou o goleiro Luís Carlos a fazer grande defesa.

O Ceará respondeu de imediato. Aos 8, Samuel Xavier experimentou de fora da área. A bola passou por cima do travessão.

O Vovô melhorou. E passou a jogar pelos lados nas brechas da defesa do Leão. As jogadas se concentravam com Magno Alves e Bill. Porém, foi o Fortaleza que mais assustou. Aos 17, Marcelinho Paraíba, fez bela jogada, passou por entre dois defensores alvinegros e acertou a trave.

Aos 28, após cobrança de falta ensaiada, Sandro escorou cruzamento e a bola foi trave tricolor. A torcida do Vovô ganhou novo ânimo, que durou até os 36 minutos quando Danilo Rios sofreu falta próxima à área.

Etapa final

Ambos os times voltaram com a mesma formação para o segundo tempo. E o Ceará começou melhor. Felipe Amorim fez bela jogada e chutou de esquerda. A bola passou rente à trave.
Aos 17, Bill perdeu grande chance de marcar. A bola foi na rede pelo lado de fora. Dez minutos depois, Magno Alves partiu sozinho para marcar, mas foi derrubado por Max Oliveira. O zagueiro levou o segundo amarelo e foi expulso de campo.

Mesmo com um a menos, o Fortaleza foi para frente. Romarinho que entrou no lugar de Walfrido começou a incomodar. Ele sofreu falta dura de Samuel Xavier. O lateral-direito levou o segundo cartão amarelo e foi expulso por Anderson Darongo.

O Leão cresceu de novo. Romarinho cruzou e Eduardo Luiz cabeceou na rede pelo lado de fora. Luís Carlos continuou pegando tudo até o fim. Ceará foi tetra no ano de seu centenário.

Atletas sabem que fizeram história

Foi só o árbitro Anderson Daronco finalizar a partida para a torcida do Ceará e todo elenco, comissão técnica e diretoria, explodirem de emoção, invadindo o gramado do Castelão. Afinal, eles sabiam que tinham entrado para a história do clube. Todos marcaram seus nomes conquistando um tetracampeonato no ano do centenário do clube.

“Um tetracampeonato no centenário, faz todo esse grupo entra para a história. E participar dela, uma história centenária, é um honra. Coroou um trabalho que começou no ano passado. Faltou pouco para subirmos para a Série A, e também sermos campeões do Nordeste, e este grupo merecia um título. Coroou um trabalho. Agora é comemorar com a torcida que ela merece por tudo que fez por nós”, afirmou Sérgio Soares.

Um dos heróis do título, o goleiro Luís Carlos, com grandes defesas durante a decisão de ontem, foi ovacionado pela torcida. Subindo na escadinha, foi abraçado pelos torcedores. “Esse grupo é vencedor, Queríamos o título do Nordeste, ele não veio, e era questão de honra, ganharmos o tetra. O trabalho foi bem feito, essa torcida merece demais. Não me considero o herói, mas um deles, pois todo o time foi heroico hoje”.

O volante João Marcos, tetracampeão de fato pelo clube comemorou. “Entrar para a história do Ceará é uma honra para mim. Ser tetracampeão é para poucos, e estou muito feliz. Quero muito curtir esse momento como meus companheiros e a torcida”, disse, eufórico.

A diretoria do Ceará ressaltou o trabalho que vem dando certo com o técnico Sérgio Soares. “Ele é um dos melhores treinadores que já passaram pelo clube. Este é um grupo vencedor. Esse tetra coloca todos nós na história do clube. Foi o coroamento de um trabalho”, contou Evandro Leitão, presidente do clube.

Torcida do Fortaleza aplaude seus jogadores

Mesmo com toda a festa do maior rival, a torcida do Fortaleza não se sentiu derrotada perante o empenho e dedicação com os quais os jogadores do Tricolor de Aço jogaram. Ao final da partida, os atletas do Leão se aproximaram das arquibancadas para receberem o reconhecimento.

Eles foram aplaudidos e aos gritos de “Leão, leão” deixaram o campo. O aplauso da torcida minimizou a dor pela perda do título. “O comportamento da torcida chamando pra perto dela foi um reconhecimento pelo nosso empenho e a nossa luta nos dois jogos”, disse Amaral.

“Nosso time está de parabéns. Deixamos um legado importante para 2015, como a Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste”, afirmou Robert.


DIÁRIO DO NORDESTE - Ilo Santiago Jr. (Subeditor)

2 comentários: