terça-feira, 8 de julho de 2014

COMEÇA CULTIVO DE ARROZ IRRIGADO NAS VÁRZEAS DO AÇUDE ORÓS COM REDUÇÃO DE 50% DA ÁREA.

Neste ano, começou mais cedo o tradicional cultivo de arroz irrigado nas várzeas do Açude Orós e do Rio Jaguaribe, na região Centro-Sul do Ceará. As terras agricultáveis ficam localizadas neste município e em Quixelô. Em comparação com o ano passado, haverá uma redução de 50% da área. A estimativa é de plantio de 150 hectares. O trabalho inclui 300 pequenos produtores rurais.

O açude Orós é o segundo maior do Ceará com capacidade para armazenar 2 bilhões de metros cúbicos de água. Atualmente, reservatório acumula 61% de sua capacidade, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O cultivo de arroz irrigado nas várzeas do Orós começou na década de 1960, após a construção do açude. Com o passar do tempo a atividade foi se expandindo e atingiu o auge na década de 1990.

Os agricultores do entorno perceberam que no segundo semestre de cada ano, depois da quadra invernosa, há disponibilidade de terras férteis, que ficam descobertas. À medida que a água vai baixando, os agricultores avançam com o plantio, nos meses de junho, julho e agosto. O ciclo produtivo termina com a colheita, em dezembro e janeiro, antes da chegada novamente das chuvas.

As áreas de cultivo variam segundo o nível do reservatório. Neste ano, beneficiam as localidades de Serrote e Várzea Grande, em Iguatu e outros sítios em Quixelô. “O melhor seria se o açude estivesse com pelo menos 70% da capacidade”, disse o produtor rural, Francisco José Braz. “A área de cultivo seria ampliada, beneficiando mais agricultores”.

No verão de 2013, o cultivo atrasou por causa da dificuldade de transferência de água para as áreas de produção. Na época, a Prefeitura de Iguatu atendeu a solicitação dos produtores rurais e contratou uma máquina retro escavadeira que fez a reabertura e ampliação de um canal de terra, possibilitando a irrigação de cerca de 300 hectares de arroz.

“O plantio começou no fim de junho e vai até agosto”, disse o pequeno produtor rural, Marconi Chagas da Silva. Neste ano, o trabalho começou mais cedo porque o canal feito em 2013, facilitou a irrigação, a transferência de água do Rio Jaguaribe para as áreas de cultivo. Centenas de produtores rurais fazem o serviço de preparo de terra e alguns já plantaram e começaram a irrigar.

Diário Centro-Sul Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário