terça-feira, 7 de outubro de 2014

GENECIAS NORONHA FOI UM DOS TRÊS DEPUTADOS CEARENSES A ATINGIR O QUOCIENTE ELEITORAL (QUE SE ELEGERAM COM SEUS PRÓPRIOS VOTOS)

Os deputados Moroni Torgan (DEM), Genecias Noronha (SD) e José Guimarães (PT) foram os únicos candidatos do Ceará que se elegeram com seus próprios votos. Eles receberam respectivamente 277.774, 221.567 e 209.032 votos, bem acima do quociente eleitoral que chegou a 198.501 votos.

No demais estados, 33 dos 513 deputados também alcançaram o quociente eleitoral com seus próprios votos. Desses, 11 são parentes de políticos tradicionais em seus estados. Os outros 477 eleitos foram “puxados” por votos dados à legenda ou a outros candidatos de seu partido ou coligação. O número é o mesmo de 2010, quando também houve apenas 36 deputados eleitos com votação própria.

Além do Distrito Federal, nenhum deputado dos seguintes estados alcançou o quociente eleitoral na última eleição: Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Entre os 33 deputados que conseguiram atingir o quociente eleitoral, cinco são de São Paulo, cinco de Minas Gerais e cinco do Rio de Janeiro. Em Pernambuco, quatro deputados foram eleitos com seus próprios votos; e, na Paraíba, três. Em Goiás e Santa Catarina, dois atingiram o quociente eleitoral. No Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Sergipe e Roraima, apenas um atingiu o quociente eleitoral.

Com 1,52 milhão de votos, Celso Russomanno foi o deputado mais votado de São Paulo e “puxou” quatro candidatos para a Câmara: Fausto Pinato, o cantor sertanejo Sergio Reis (45,3 mil votos); Beto Mansur (31,3 mil) e Marcelo Squasoni (30,3 mil). Todos são do PRB, já que o partido não fez coligação.

O segundo colocado em São Paulo, deputado Tiririca (PR), teve pouco mais de 1 milhão de votos e elegeu sozinho dois deputados, além de si próprio: Capitão Augusto (46,9 mil votos) e Miguel Lombardi (32 mil), ambos do PR, que também não se coligou.


Fonte:  www.cearaagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário