quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

FUNCEME REGISTRA CHUVA EM 56 CIDADES

Fortaleza A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7h da última terça-feira (6) às 14h de ontem, chuva em 57 municípios do Ceará. Os maiores índices de precipitações ocorreram nas cidades de Maranguape e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde foram contabilizados 50 mm e 49 mm, respectivamente. Em Caucaia, no Posto Tucumbira, a Funceme quantificou 47 mm de chuva.

Em seguida, vieram os municípios de Itaitinga, com 38 mm; Acopiara (Posto Acopiara), com 35 mm; e Iguatu, no qual choveu 32 mm. Na cidade de Orós, região de Jaguaribana, foram registrados 28 mm. Também nos municípios de Acopiara e Caucaia, desta vez nos Postos Caixa e Caucaia, as precipitações chegaram a 27 mm e 24 mm, nesta ordem.

A Funceme verificou, ainda, chuvas nos postos localizados nas regiões da Ibiapaba, do Cariri, do Maciço de Baturité, e no Litoral do Pecém.

Pontuais

Leandro Valente, meteorologista da Funceme, explica que as ocorrências registradas ontem são resultado de fenômenos chamados Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica que costuma atuar na região Nordeste do País durante os meses de dezembro e janeiro, provocando as chuvas e ventos fortes. Segundo ele, as precipitações atingem, principalmente, a faixa litorânea, mas também podem acontecer a Noroeste e Sul do Estado do Ceará.

Apesar de representarem um ligeiro alívio para os municípios que sofrem com a estiagem do ano passado, Valente afirma que as chuvas dos últimos dias não têm relação com a quadra invernosa e nem podem servir como quantificador da expressão chuvosa no Ceará. "Os vórtices ciclônicos são típicos dessa época do ano, mas são passageiros. Os sistemas se formam, atuam sobre determinada região, intensificam-se e depois se dissipam", observa o meteorologista.

Previsões

Ainda assim, ele afirma que o Estado deve esperar mais precipitações nos próximos dias. Para esta quinta-feira (8), a previsão é de céu com nebulosidade variável e chuvas isoladas nos municípios em geral pela manhã. À tarde e à noite, precipitações podem ser registradas na região Centro-Sul e, nas demais regiões, o céu ficará parcialmente nublado.

Já amanhã, a Funceme diz haver possibilidade de chuva na faixa litorânea, entre a madrugada e a manhã. No restante do dia, a previsão também é de céu parcialmente nublado e claro em todo o Estado.

No último sábado (3), o Ceará amanheceu sob fortes quedas de água. Um total de 33 municípios foram surpreendidos pelas chuvas, sendo Crateús a cidade do Interior com maior nível de precipitações, onde foram quantificados 47 mm. Maracanaú também obteve índices positivos, com 43 mm. Campos Sales, Maranguape, Nova Russas, Pacatuba, Guaiúba, Mauriti e Independência também tiveram registros ao longo do dia. Neste último, foram contabilizados 19,2 mm.

Prejuízos

As chuvas foram acompanhadas de ventos, trovões e relâmpagos, mas, segundo a Defesa Civil do Estado, não houve ocorrências de danos físicos. Na localidade de Santana, situada na zona rural de Crateús, a precipitação destruiu a cobertura de uma quadra esportiva que estava em construção. A queda da estrutura metálica também derrubou parte do muro do ginásio de esportes do lugar.


DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário