terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PRORROGADO PRAZO PARA NOVO EXTINTOR DE INCÊNDIO ABC

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, juntamente com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), informou nesta segunda, 5, que a obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio veicular com carga ABC foi adiada em 90 dias.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório, por meio de uma resolução, o uso desse tipo de extintor, desde 1º de janeiro. A exigência provocou uma corrida às lojas, e muitos motoristas relataram dificuldades em encontrar o produto.

O preço do extintor ABC varia entre R$ 60 e R$ 100. Além de apagar fogo em materiais elétricos energizados e combustíveis líquidos, já incluídos na categoria BC, a nova categoria obrigatória apaga também fogo em sólidos, como incêndio em pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos.

Desde 2005, os carros novos produzidos no Brasil saem de fábrica já com o extintor recomendado.


Redação O POVO Online

Um comentário:



  1. É um absurdo esta troca de extintores. Os carros modernos vêm com um nicho próprio no tamanho exato do modelo de extintor da época de sua fabricação e os novos extintores exigidos não cabem ou não são fixados nestes nichos.
    Um exemplo. Tenho um Audi A3 2001, e creio que o exemplo sirva para Golf, Bora, New Beatlle, Passat, A4 e derivados, A6 e derivados, isso para ficar só em carros do grupo Vw/Audi, onde a trava que PRENDE o extintor no nicho NÃO SERVE PARA O NOVO modelo de extintor exigido. Com isso o que acontece. Eu fico dentro da lei sobre os extintores, mas fico em desacordo com a lei que proíbe objetos soltos que podem entrar por baixo/atrás dos pedais, travando os mesmo e gerando acidentes, fora que no novo modelo fica raspando na perna do motorista e pode agarrar o tecido da roupa, impossibilitando uma frenagem ou trocar de marcha ou até mesmo a saída do mesmo do automóvel.
    Essa lei NÃO FOI FEITA por especialistas em automóveis, pois a simples troca do extintor fere uma outra lei já que não existe no mercado uma presilha ou adaptador para prender no novo modelo ao nicho.
    A utilização de um extintor mais amplo é de fato útil, mas deveria ser observada a sua colocação em veículos produzidos ANTES DA NOVA LEI. No universo automobilístico não se permite adaptações, pois as mesmas podem gerar uma ou várias consequências futuras para a segurança de TODOS.

    ResponderExcluir