sábado, 1 de agosto de 2015

2015 já tem mais casos de dengue que todo o ano passado

O Ceará registrou nos sete primeiros meses de 2015 mais que o dobro de casos de dengue que os confirmados em todo o ano de 2014. Os dados da última semana epidemiológica, divulgados ontem em boletim pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), indicam que o Ceará confirmou 37.601 casos de dengue. O número já representa aumento de 106% em relação aos 12 meses do ano anterior, que foi de 18.243 casos. Somente em Fortaleza estão concentrados 50,5% (18.955) dos casos de todo o Estado em 2015.
 
 O boletim aponta o registro de 613 casos graves da doença no Estado, sendo que 34 evoluíram para óbitos - 14 deles na Capital. Outras 37 mortes ainda estão sendo investigadas. Ao contrário de 2014, em que três sorotipos da enfermidade circulavam, em 2015 o sorotipo 1 (Denv-1) é responsável por 97,6% do casos. Esta é uma das explicações dadas pelo técnico da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Osmar do Nascimento, para o elevado número de casos este ano.
  
“Fortaleza apresentou média de 650 casos a cada 100 mil habitantes. Quando esse número ultrapassa 300 casos, é considerado epidemia. E um dos fatores é que o sorotipo 1 não circulava nesta proporção desde 2011, o que permitiu que a população ficasse descoberta”, aponta, explicando que, ao contrair um dos tipos da doença, a pessoa adquire imunidade para apenas aquele tipo.
  
Além das medidas de visitação e saúde-educação rotineiras, Nascimento acrescenta que ações emergenciais, como mutirões e fumacês, também foram realizadas. “Principalmente em áreas com incidência muito alta, como na Regional VI (8089 casos) e no Jangurussu (1869 casos), que é o mais atingido”.
 
 No Estado, o titular da Sesa, Henrique Javi, adianta que já começa a planejar as ações para 2016. “Neste segundo semestre, vamos destacar as melhores práticas - porque nós tivemos municípios com índices zero de dengue - para difundí-las nos demais municípios. Nossa equipe está toda voltada para garantir que teremos melhores resultados que 2015”, garante.
 
 Sarampo
 
O Ceará não apresenta novos casos de sarampo desde a última notificação confirmada no dia 13 de junho, em Caucaia. Ao todo, foram confirmados 164 casos da doença no Estado. Treze ainda estão sob investigação. “Falta um pouquinho mais de tempo pra dizermos que conseguimos controlar o sarampo, mas estou muito satisfeito com empenho que tem sido realizado”, comentou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário