domingo, 15 de maio de 2016

CATARINA PEDE PAZ

Assaltos constantes ao comércio e ao banco e aos Correios, ação de traficantes de drogas, ruas sem iluminação e até mesmo discussões banais que culminam em assassinato, são alguns dos episódios registrados em Catarina, município a cerca de 370 km de Fortaleza, localizado na região dos Inhamuns, que deixaram a população cansada de tanta violência. O medo tomou conta da cidade que se mobilizou para pedir atitudes eficazes das autoridades municipais. Uma caminhada pela paz aconteceu hoje pela manhã e foi uma iniciativa popular, realizada através do grupo virtual OLX Catarina, o qual tem 256 seguidores. Junto com eles, uma carta aberta da população e um abaixo-assinado pedindo mais segurança e ações efetivas de combate à violência foram entregues às autoridades municipais, durante sessão realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

O Poder Judiciário e o Poder Executivo Municipal também estão sensíveis aos problemas da insegurança local. Mas é preciso que o apelo da população de Catarina chegue até o Governo do Estado. Porquanto, na última quarta-feira (dia 11), aconteceu uma reunião para falar sobre segurança pública em Catarina, no gabinete do Prefeito Rafael Paes de Andrade, que contou com as presenças do Comandante do 13º BPM  da Região dos Inhamuns, Coronel Sérgio Bezerra, do Secretário Municipal da Junta de Serviço Militar, Adauto Rodrigues e dos vereadores Guila Holanda e Tatá Rodrigues, os quais representaram o Poder Legislativo do Município de Catarina. Segundo informações divulgadas pelo blog do Diomar Araújo, durante a reunião, o prefeito e o comandante assumiram o compromisso de aumentar o efetivo policial de Catarina, disponibilizar mais uma viatura policial e trocar o comandante do destacamento local. 

Essas e outras iniciativas devem ser implantadas com a máxima urgência para que assegurem um direito constitucional básico, que é o da liberdade de locomoção, além do serviço de Segurança Pública. Em Catarina, até mesmo a zona rural tem registrado ataques de verdadeiras gangues formadas por motoqueiros que espalham o terror por onde passam. Na localidade de São Francisco, uma moradora disse que estão fechando as portas de casa bem cedo com receio da ação desses marginais. Na sede do município, comerciantes estão sofrendo a ação de assalto à mão armadas à luz do dia e dessa forma o medo toma conta da população. Espera-se, portanto, que essa manifestação possa dar resultados positivos e urgentes contra a onda de violência em uma pequena cidade que já foi sinônimo de sossego.

Colaboração da Jornalista Luciana Cavalcante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário