terça-feira, 17 de maio de 2016

MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA MORTE DE GAROTO POR PITBULL EM FORTALEZA

Um inquérito civil público foi instaurado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), através da 6ª Promotoria da Infância e Juventude, para apurar a morte de um adolescente de 12 anos, após ataque de um cão da raça pitbull na tarde do último sábado (14), em Fortaleza. A vítima, de identidade preservada, era residente no Acolhimento Institucional I, localizado no Centro de Fortaleza. O promotor responsável pela fiscalização dos acolhimentos do Município, Luciano Tonet, afirma que os fatos devem ser esclarecidos e analisados para que as atitudes cíveis sejam tomadas.

O garoto estava acolhido no local há cinco dias e, enquanto jogava bola dentro das instalações da instituição, o brinquedo caiu em um terreno vizinho, onde há um canil. Ao pular o muro do local, e adentrar a casa destinada ao animal, o garoto foi atacado pelo cachorro.

O promotor disse que foi comunicado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setra) acerca do ocorrido e estima que o prazo final para a obtenção dos resultados de investigação e conclusões do caso seja de um mês. De acordo com ele, o Inquérito Civil Público pretende averiguar as condições em que a criança estava. "No primeiro momento, foi uma fatalidade. O acolhimento era a casa da criança", pontuou.

"Informações em relação ao terreno, se está adequado aos códigos do município e analisar se o cachorro estava bem clinicamente, são necessárias", explicou. O promotor diz que, de acordo com cada resposta, serão tomadas providências às consequências diversas ao que foi colocado em risco.

Animais

De acordo com o MPCE, o canil está localizado como vizinho de fundos da Instituição e, conforme os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os policiais militares que atenderam à ocorrência, mesmo com várias casas de cachorro, no momento do fato foram verificados apenas dois animais no local.

Não se sabe as condições e situações clínicas dos animais. A criança, que ainda chegou a ser socorrida ao Instituto Doutor José Frota (IJF) pelos próprios policiais, não resistiu aos ferimentos que sofreu nas regiões do pescoço e das pernas. O cachorro precisou ser morto, atingido com três tiros pelos PMs, para que soltasse o menino.

O MPCE requisitou da Secretaria Executiva da Regional VI informações sobre o terreno no qual os cachorros estavam, bem como a Setra, por informações sobre o ocorrido, uma vez que o Acolhimento é de responsabilidade do município de Fortaleza e gerido pela Pasta.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário