quinta-feira, 19 de maio de 2016

MURO CAI E CADEIA DE IGUATU FICA INTERDITADA

Na madrugada de 23 de fevereiro passado, uma ventania derrubou parte do muro da Cadeia Pública de Várzea Alegre. Já se passaram quase três meses e nada foi feito. Na época, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) anunciou que iria realizar a obra de reconstrução em caráter de emergência.

Na noite do desabamento, havia 25 presos, mas nenhum conseguiu fugiu e na manhã seguinte os detentos foram transferidos. A unidade prisional permanece interditada.

Na região Centro-Sul, a situação está ficando insustentável em decorrência da falta de espaço nas unidades para acolher presos. A Cadeia Pública de Iguatu há mais de dez meses está interditada, por decisão do juízo da Vara de Execuções Criminais.

A unidade apresenta problemas de esgotamento sanitário e estruturais. Sem receber novos detentos, surgiu outro problema que vem se arrastando e trazendo preocupação: as duas celas da Delegacia Regional de Polícia Civil permanecem lotadas. Já houve, neste ano, dois inícios de rebelião, motim e greve de fome por parte dos detentos.

A demora em realizar a obra de reconstrução traz indignação local. "Isso é uma vergonha", disse o morador, aposentado, Francisco Bezerra de Souza. O Diário do Nordeste solicitou esclarecimentos à Sejus sobre os problemas verificados nas cadeias de Várzea Alegre e de Iguatu, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário