segunda-feira, 2 de maio de 2016

POLICIAL TEM 5 VEZES MAIS RISCO DE SUICÍDIO

Neste ano, dois casos de suicídio de policiais militares foram registrados no Ceará. Dois policiais de mesma patente, soldados, um homem e uma mulher, tiraram a própria vida com arma de fogo. Em um dos casos, pessoas próximas à vítima afirmaram ter percebido sinais, no entanto, não buscaram ajuda.

O especialista em Direitos Humanos e mestrando em Saúde Pública pela UFC, major Bombeiro militar José Edir Paixão de Sousa, em parceria com a psicóloga Débora Tonet, elaborou um estudo, em fase de publicação internacional, acerca das taxas de suicídio na Polícia Militar do Ceará. "Os dados encontrados foram de 49 casos de 2000 a 2014. O que representa uma média aproximada de três suicídios por ano. O risco de um policial militar cometer suicídio comparado com a população cearense mostrou-se cinco vezes maior para o delimitado período", diz trecho do trabalho.

Aqueles que procuram auxílio em casos de pensamentos suicidas, podem recorrer à linha da vida do Centro de Valorização da Vida (CVV) com atendimento 24h no telefone 141 e também no site www.Cvv.Org.Br. A Universidade Federal do Ceará oferece atendimento gratuito por meio do projeto de apoio à vida (PRAVIDA), com atendimento psiquiátrico através do Hospital Universitário. Em casos de emergência suicida, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros no 193.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário