quinta-feira, 9 de junho de 2016

MP CONCLUI INVESTIGAÇÃO QUE DESCOBRIU ESQUEMA DE FRAUDE NA MERENDA ESCOLAR DE RUSSAS

Um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à aquisição de alimentos para a merenda escolar foi desarticulado em investigações realizadas no Município de Russas, no Vale do Jaguaribe (a 163Km de Fortaleza).  Licitações realizadas pela Prefeitura  teriam sido fraudadas para beneficiar empresas locais. Duas pessoas foram presas na ação batizada de “Operação Hora do Lanche”, entre elas, a secretária de Educação Municipal.

A investigação foi realizada pelo Ministério Público  Estadual (MPE), através de uma força-tarefa composta pelos promotores de Justiça, Dionísio de melo Júnior, titular da Primeira Promotoria de Justiça da Comarca de Russas; Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves, Davi Carlos Fagundes Filho e Venusto Cardoso de Lima, do Núcleo de Tutela a Coletiva (Nutec), da Quarta Unidade Regional do Ministério Público Estadual (MPE), sediado naquela cidade.

Conforme as investigações, a Prefeitura Municipal realizava licitações para o fornecimento de alimentos destinados ao lanche dos alunos das escolas da rede municipal de ensino.  Os certames foram realizados entre 2014 e 2015 e fraudados para beneficiar comerciantes locais já identificados nos autos.

As empresas envolvidas nas fraudes, conforme o MPE, foram: Comercial Alves (Bruna Alves de Castro de Sousa-ME) e N.R. de Lima-ME, pertencentes a um único grupo comercial.

Prisões

No andamento das apurações, encerradas no mês passado, foram decretadas as prisões a secretária Municipal de Educação, Morlânia de Holanda Chaves; a cunhada dela e coordenadora do setor responsável pela merenda escolar, Cheria Cristina Costa Monteiro.

Todos os envolvidos teriam praticado os crimes de fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamento de preços e falsidade ideológica.

Nesta sexta-feira (10), os promotores que comandaram as investigações concederão uma entrevista coletiva na Sede do Núcleo de Promotorias de Russas, a partir das 9 horas.


Ceará News 7 Por Fernando Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário