quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ESTÁTUA DO SENHOR DO BONFIM PARA HORTO RELIGIOSO CHEGA EM ICÓ NESTA SEXTA

Um passo significativo para a construção do horto religioso do Senhor do Bonfim de Icó será dado nesta sexta-feira (23), a partir das 16h. Neste horário, a comunidade icoense irá receber a estátua do Cristo Crucificado, que irá compor este novo espaço religioso icoense.

A Paróquia Nossa Senhora da Expectação, da qual faz parte o Santuário do Senhor do Bonfim, realizará uma programação especial e convida toda a comunidade local e da região a participar do evento, em especial os devotos e devotas do Senhor do Bonfim de Icó, para irem com roupas brancas ou com camisas do Senhor do Bonfim e velas.

Às 16h haverá uma concentração no Posto BR, às margens da BR-116, para receber a estátua, que pesa cerca de 1 tonelada, seguido de uma carreata que irá até o Santuário do Senhor do Bonfim. Às 18h, está previsto a celebração da missa de adoração, com a imagem sendo erguida na lateral externa do templo católico e abençoada com sinal sacramental para a veneração dos fiéis.

A solenidade será encerrada com uma queima de fogos. "Este projeto deve ser assumidos por todos, pois toda a região só tende a crescer na fé e em seu potencial turístico e econômico", disse o reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Frei Leonardo Botelho.

HORTO DO SENHOR DO BONFIM - A idealização do projeto do Horto do Senhor do Bonfim teve início com o vereador do município de Icó, Victor Luiz Monteiro Pontes, a partir de uma reunião em junho de 2014 com o Frei Leonardo e o bispo da Diocese de Iguatu na época, Dom João Costa. Em outubro de 2014, o vereador enviou o Projeto de Lei nº 025/2014 para a Câmara Municipal de Icó, solicitando a construção de um horto em louvor ao Cristo Crucificado, que foi aprovado por unanimidade.

Além disso, o vereador municipal articulou junto a deputada estadual Fernanda Pessoa documentação histórica que culminou com o Projeto de Lei que tornou-se Lei que denomina o município de Icó a "capital dos festejos de Nosso Senhor do Bonfim no Estado do Ceará". "A gente vê cidades como Juazeiro do Norte, Canindé, que tem as suas imagens que movem o turismo religioso e porque não fazer aqui em Icó? Esse projeto é dos devotos do Senhor do Bonfim, é do povo de Icó e dos filhos e amigos que amam essa cidade", ressaltou Victor Luiz.

O local onde será construída a estrutura do projeto fica às margens da rodovia estadual Tarcísio Monteiro, a CE-282, no sentido Icó-Iguatu. Na oportunidade, o comerciante Luiz Gonzaga e o agricultor Neno Dourado doaram parte de seus terrenos para a ereção deste horto religioso. A estátua foi encomendada ao escultor Franciné Diniz, por doação do ex-deputado federal, Roberto Pessoa.

No último dia 30 de janeiro, o projeto do horto religioso do Senhor do Bonfim foi apresentado oficialmente à comunidade de Icó no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, contando com a presença de centenas de pessoas de diversas entidades e representatividades locais. Na mesma data, uma comitiva visitou o terreno destinado ao horto e ao final do evento foi criada uma comitiva de acompanhamento das ações do projeto.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO - A construção de um horto com uma estátua do Cristo Crucificado para a Igreja Católica visa ampliar o turismo religioso local e gerar mais emprego e renda para a comunidade icoense. O festejo do Senhor do Bonfim teve início em 1749 e é considerado um dos maiores e mais antigos festejos religiosos do Ceará.

O projeto do horto é da arquiteta Flávia Castelo Branco e contará com um espaço destinado a oração, acolhida de peregrinos e grandes celebrações religiosas, além de local para a venda de produtos religiosos. O espaço religioso contará com estacionamento, banheiros e espaços anexos à estátua. Para a construção do horto, os recursos iniciais partirão do dinheiro a ser arrecadado com um bingo de um carro e duas motos zero quilômetro, a ser realizado em breve.

HISTÓRIA BISSECULAR -  As festividades do Senhor do Bonfim foram iniciadas em Icó em 1749, quando foi construída a igreja em louvor ao Cristo Crucificado. Cercado de lendas, milagres e uma farta história, os festejos reúnem dezenas de milhares de pessoas que participam da abertura dos festejos, no dia 22 de dezembro, das nove noites de novena (23 a 31 de dezembro), da procissão (1º de janeiro) e da subida da imagem ao trono (06 de janeiro).

Narra a história que a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, escupida em madeira oriunda de Portugal, veio de navio até Salvador, na Bahia, e seguiu até a então Vila de Icó no lombo de animais. Atualmente a imagem se encontra no Santuário Senhor do Bonfim, no Centro Histórico de Icó, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1997.

Com informações do Icó é Notícia (Yuri Guedes)

Contato: (88) 3561-1052 / 3561-1646

Nenhum comentário:

Postar um comentário