quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

MUNICÍPIOS SOB DECRETO DE EMERGÊNCIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA PLANEJAM REALIZAR CARNAVAL 2017

TCM já está fiscalizando processos de licitações para realização da festividade.

Mesmo sob a fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), 11 municípios com decretos de emergência financeira e adminastriva e/ou por questão de seca, planejam realizar o Carnaval 2017.

No total, 18 municípios do Interior encaminharam processo licitatório para a festividade, sendo que 13 destinaram verba especificamente para as festividades. Equipes de fiscalização do TCM estão visitando prefeituras que decretaram emergência financeira e adminastriva e planejam promover o carnaval.

"Os municípios que decidirem custear eventos com recursos públicos, principalmente aqueles que decretaram emergência, precisam demonstrar que não haverá comprometimento do equilíbrio financeiro, sob pena de serem prejudicados na análise de suas contas", afirmou o presidente do TCM, Domingos Filho.

Até o momento, dos 13 municípios que realizaram licitações específicas para o Carnaval, quatro têm decretos de emergência administrativa e financeira: Jaguaruana, Quixadá, Ubajara e Várzea Alegre. Outras cinco cidades protocolocaram processo de licitação, mas sem especificar o Carnaval: Amontada, Aracati, Barroquinha, Itarema e Jaguaribara. O TCM afirma que os valores licitados para as festividades variam de R$ 10 mil (Várzea Alegre) a R$ 5,295 milhões (Aracati).

Para o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, "se a festa é tradicional, a gente entende que pode ser realizada, em parceria com iniciativa privada. É preciso usar o bom senso em momento de seca contínua, crise financeira e de municípios com decretos motivados por estiagem e caos financeiro".


Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário