quarta-feira, 26 de julho de 2017

'ESTAÇÃO DOS VENTOS' NO CEARÁ PODE TRAZER RAJADAS ACIMA DE 50 KM/H


Em julho já é possível sentir o início da temporada de ventos, que chega ao auge em agosto e setembro.

Com a chegada de agosto, começa o auge da temporada de ventos fortes no Ceará. Em média, a velocidade dos ventos fica em torno de 14 km/h na região da Arena Castelão, em Fortaleza, em agosto, e de 16 km/h em setembro, sendo que, no litoral, essa média é de 30 km/h, de acordo com a chefe do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meire Sakamoto.

Os ventos mais fortes começam em julho, depois do fim da estação chuvosa, mudando também de direção. "Tem um sistema de alta pressão, normalmente no oceano, que se aproxima do continente, e esses ventos se alteram em velocidade e direção", diz Meire. Na estação chuvosa, a direção é predominantemente nordeste, entrando no continente, nesta época, passa a ser leste ou sudeste.

Perigos e vantagens



Para quem pratica esportes náuticos à vela, o segundo semestre é a melhor época do ano no Ceará, Entretanto, para outros grupos, os ventos fortes representam um risco. Os pescadores de Fortaleza, por exemplo, ficam mais cautelosos por ter mais dificuldades de retornar do mar, por causa da mudança de velocidade e direção dos ventos. Também é uma época onde aumenta o risco de quedas de árvores e destelhamentos por conta das fortes rajadas.

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário